Iguana às margens do São Francisco, em Petrolina-PE. Foto de Antônio Neto

Eu, Nádia Gonzaga, cidadã brasileira, aceito o chamado do Blog de Carlos Britto e do Blog de Edenevaldo Alves, em defesa do nosso rio São Francisco. Não quero ser espectadora da morte do Velho Chico, que começou a ser anunciada com as obras da transposição, enganosamente batizada pelos donos do poder de integração das águas. 

Não acho que trazer as águas do Tocantins vai adiantar. Mas a gente não precisa de "acho" nessa batalha para salvar o São Francisco. Os biólogos, os agrônomos, os engenheiros florestais, enfim, os que estudam o rio precisam se manifestar. 

Lembremos de um fervoroso e fiel defensor do São Francisco, frei Dom Luiz Flávio Cappio, que chamou a atenção do Brasil e do mundo ao fazer greve de fome. Ele fez um sacrifício individual em nome do coletivo. Isso ocorreu na minha cidade natal, Cabrobó. Olha só, em setembro de 2005.

Me orgulho de ter sido uma das primeiras jornalistas, junto com Jota Menezes, Maria Lima, Sibelle Fonseca, Nilton Leal, Siméia Valverde, Jaidê Bonfim, Josenaldo Rodrigues, Gisa Ramos, Priscila Lima, Ailton Nery, Cezar William, Ronaldo Silva, Cristina Laura. Me perdoem se eu esqueci o nome de alguém naquela equipe.

Eu era editora-chefe do Bahia Meio-dia em Juazeiro, na Tv São Francisco, afiliada da Rede Bahia e da Rede Globo.
Jota Menezes, meu chefe, minutos antes de entrar o jornal, me chamou. Ele tinha visto a notícia na Internet (me perdoem, não lembro em que site, senão diria) e perguntou se deveríamos publicar ou não. 

Não tínhamos muito tempo. O Jornal ao vivo entrando no ar. Eu disse: – Jota, eu nasci em Cabrobó. Vou ligar pra minha tia e perguntar o telefone da igreja de lá pra confirmarmos. Liguei e confirmei. Como eu tinha que estar na Ilha de Edição, coordenando a exibição do jornal, Jota redigiu uma nota gigantesca. Que eu ainda tive tempo de revisar. E que Maria Lima, corajosa como sempre, leu, sem ter tido tempo de rever. Ela só fez uma leitura um minuto antes do último bloco ser exibido.

Terminamos aquela edição com essa supernota na voz da minha querida amiga e jornalista Maria Lima. Não posso afirmar com todas as letras, teria que pesquisar, mas acho que fomos o segundo veículo a dar a notícia da greve do bispo Luiz Cappio (depois do site da internet) e daí veio o efeito-em-cadeia-nacional: Jornal-Hoje (entramos com um áudio); Jota mandou uma equipe para Cabrobó. Vieram o Jornal Nacional, José Raimundo foi convocado; Jornal da Globo... A Tarde, Folha de S. Paulo, O Globo etc.

Então, para terminar esse meu desabafo-depoimento, afirmo que o momento é de chamar a atenção e defender nosso rio São Francisco. Parabéns pela iniciativa, Carlinhos Britto e Edenevaldo Alves. E parabéns também ao deputado Gonzaga Patriota. Estou com vocês em defesa do rio São Francisco.

Nádia Gonzaga
Petrolina-PE, 1º de setembro de 2017
= = = 

Postagens mais visitadas deste blog

Parambólica Clarice

Tomaz Maciel, meu professor de literatura, se foi

Arquiteto Carlos Nascimento (in memoriam) será homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo